À alguns dias terminei de ler o livro Ensaio Sobre A Cegueira do autor José Saramago que faleceu no ano passado, mas deixou para a humanidade maravilhosas obras literárias, como Ensaio Sobre A Lucidez, O Homem Duplicado, A Viagem Do Elefante etc. A sua trajetória é marcada principalmente pelo Prémio Nobel de Literatura, que conquistou no ano de 1998, sendo assim o único escritor da língua portuguesa a ter ganho esse prémio.
A leitura do livro é muito boa, e a cada página lida fui percebendo o quanto a visão é importante. Porque nós enxergamos, mas mesmo assim muitas vezes somos cegos, muita coisa ruim acontece bem na nossa cara e não fazemos nada para mudar aquilo e fica por isso mesmo. O livro já começa com uma frase bem forte "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." e conclui o que eu falei antes.
Vi uma entrevista de José Saramago a um bom tempo, e a ele foi perguntado como surgiu a vontade de escrever esse livro. Ele contou que estava em um restaurante esperando a esposa para almoçar juntos, e nesse tempo sozinho pensou "E se nós fossemos todos cegos?" e imediatamente teve a resposta "Mas nós já estamos todos cegos".
Bem, o livro é maravilhoso. Eu super recomendo. Pra quem é desatento, esse livro pode ser uma salvação, porque com certeza vai fazer você olhar mais atentamente ao que esta ao seu redor, ao que esta acontecendo no mundo, ao que se passa com você mesmo, ao que se passa com a sua família e seus amigos...
Só ficando cego pra saber o quanto vale a pena ver, mas lendo esse livro você vai saber o quanto vale a pena ver sem precisar ficar cego.
PS: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".
0 comentários:
Postar um comentário