quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Halo

   Depois dos bruxos e dos vampiros, agora é a vez dos anjos. Bem, o livro Halo da autora Alexandra Adornetto de apenas 18 anos, conta a história de três anjos, Gabriel, Ivy e Bethany que foram enviados a Terra, mas precisamente a cidade de Venus Cove com a missão de proteger o lugar contra forças obscuras. Bethany, a anjinha caçula dos três irmãos, que esta na missão apenas para aprender, acaba se apaixonando por um humano, chamado Xavier. Ele é o cara perfeito, aquele dos sonhos de qualquer garota. 

   Anjos não podem se relacionar amorosamente com humanos, e a partir daí vocês já devem imaginar o que acontece... Bethany foge a  regra e vai viver um romance intenso com Xavier, mesmo sabendo que voltará para o céu mais cedo ou mais tarde, tendo que deixá-lo. Os dois vão lutar juntos contra a força do mal, que deseja separá-los. É um típico romance para cativar adolescentes, já que aborda ao longo do livro assuntos relacionados a tal público. O livro tem uma leitura suave, sendo capaz de fazer 468 páginas passarem mais rápido do que se possa imaginar.  Mas deixa um pouco a desejar nas cenas de ação. Fiquei esperando por algo que me fizesse paralisar, só que não houve tanta emoção.

   Halo, tem conquistado o público americano, chegando a ficar na lista dos livros mais vendido do New York Times, aos poucos creio que vai conquistar os brasileiros também. Fica a dica. E fica a espera pelo próximo livro da saga.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ensaio Sobre a Cegueira

À alguns dias terminei de ler o livro Ensaio Sobre A Cegueira do autor José Saramago que faleceu no ano passado, mas deixou para a humanidade maravilhosas obras literárias, como Ensaio Sobre A Lucidez, O Homem Duplicado, A Viagem Do Elefante etc. A sua trajetória é marcada principalmente pelo Prémio Nobel de Literatura, que conquistou no ano de 1998, sendo assim o único escritor da língua portuguesa a ter ganho esse prémio.

A leitura do livro é muito boa,  e a cada página lida fui percebendo o quanto a visão é importante. Porque nós enxergamos, mas mesmo assim muitas vezes somos cegos, muita coisa ruim acontece bem na nossa cara e não fazemos nada para mudar aquilo e fica por isso mesmo. O livro já começa com uma frase bem forte "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." e conclui o que eu falei antes.

Vi uma entrevista de José Saramago a um bom tempo, e a ele foi perguntado como surgiu a vontade de escrever esse livro. Ele contou que estava em um restaurante esperando a esposa para almoçar juntos, e nesse tempo sozinho pensou "E se nós fossemos todos cegos?" e imediatamente teve a resposta "Mas nós já estamos todos cegos".

Bem, o livro é maravilhoso. Eu super recomendo. Pra quem é desatento, esse livro pode ser uma salvação, porque com certeza vai fazer você olhar mais atentamente ao que esta ao seu redor, ao que esta acontecendo no mundo, ao que se passa com você mesmo, ao que se passa com a sua família e seus amigos...

Só ficando cego pra saber o quanto vale a pena ver, mas lendo esse livro você vai saber o quanto vale a pena ver sem precisar ficar cego.

PS: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".