sábado, 20 de julho de 2013

Resenha: Travessuras da menina má





Sempre que eu termino de ler um livro muito bom, fica incrustada dentro de mim uma vontade de indicá-lo. Falar sobre ele nesse espaço que eu disponho aqui, supre essa vontade, já que é um espaço aberto para qualquer pessoa que estiver interessada em encontrar uma opção de boa leitura.

Há muito tempo eu queria ler alguma coisa de Mario Vargas Llosa, pelo fato dele ser o autor renomado que é e por ter em seu histórico nada mais nada menos do o Prêmio Nobel de Literatura. Certo dia comprei o livro Travessuras da menina má para ser a minha leitura inaugural do autor. Essa obra é bastante comentada e permaneceu durante algumas semanas na lista das mais vendidas no ano em que foi publicado aqui no Brasil, por isso me bateu a curiosa de saber do que se tratava.

É uma história de amor arrebatadora e cheia de encontros e desencontros, além de possuir muitas experiências da própria vida do autor. A leitura é leva e flui tranquilamente. É gotoso de ler e a cada encontro do casal, fiquei presa à leitura de uma forma tão emocionante que não conseguia para de ler até eu ficar sabendo no que aquilo ia dá.

Ricardo é um peruano que tem o sonho de morar em Paris. Lily é uma aventureira cheia de ambições. Os dois quando ainda adolescentes se conhecem no Peru, Ricardo sempre se declarando para Lily que não demostra nenhum interesse em namorar o rapaz.

Mas, ao longo do tempo os dois se encontram em diversos lugares, como na Paris revolucionaria dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos; e na Madri em transição política dos anos 80.

Fiquei com raivinha de Ricardo algumas vezes. Dava-me uma vontade de entrar na história e da uns puxões de orelhas nele. Em alguns momentos ele parecia até babaca, mas por traz de toda essa história de amor, o foco também é nos conflitos sociais europeus e nas convulsões politicas da América Latina.

É uma história que vai fazer você pensar no amor e perceber que de fato um amor verdadeiro pode existir. Então, não deixem esse romance ficar faltando na prateleira de vocês.

beijos, até a próxima.